sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Glossário

- Ativo:São todos os bens,direitos e valores a receber de uma entidade.Contas do Ativo têm saldos devedores.
Ativo Circulante:Dinheiro em caixa ou em bancos;bens,direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano,ou seja,realizável em curto prazo,aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Ativo Diferido:Subgrupo de contas do Permanente que evidenciam os recursos aplicados na realização de despesas que,por contribuírem para a formação do resultado de mais de um exercício social futuro.
- Ativo Permanente:Grupo de contas que englobavam recursos aplicados em todos os bens ou direitos de permanência duradoura,destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento.
- Ativo não Circulante:São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura,destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento.Tendo os seguintes subgrupos:Ativo Realizável a Longo Prazo,Investimento,Imobilizado,Intangível.
- Balanço:É um quadro onde é demonstrada a situação econômica/financeira da empresa na data a que o balanço diz respeito.
- Balanço Patrimonial:È a demonstração contábil destinada a evidenciar,qualitativa e quantitativamente,numa determinada data,a posição patrimonial e financeira da entidade.
- Bens:Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.
- Bens Fixos ou Imobilizados:represetam os bens duráveis,com vida útil superior a 1 ano.
Ex:imóveis,veículos,máquinas,instalações,equipamentos,móveis e utensílios.
- Bens Intangíveis:Não possuem existência física,porém,representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais,como Marcas e Patentes.
- Capital de Terceiros:Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade.Corresponde ao passivo exigível.
- Capital Próprio:São os recursos originários dos sócios ou acionostas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais.Corresponde ao patrimônio líquido.
- Capital Social: È o valor previsto em contrato ou estatuto,que forma a participação dos sócios ou acionistas na empresa (em dinheiro,bens ou direitos).
- Contabilidade:È a ciência que estuda e controla o patrimônio,objetivando representá-lo graficamente,
evidenciar suas variações,estabelecer normas para sua interpretação,análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolivados  com a empresa.
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):Destina-se a evidenciar a fornação e resultado líquido do exercício,diante do confronto das receitas,custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
- Despesas:São gastos incorridos para,direta ou indiretamente,gerar receitas.As despesas podem diminuir o ativo e ou aumentar o passivo exifível.
- Diferido:Aplicações de recursos em despesas que contribuirão para lucro em mais de um período;pesquisa e desenvolvimento.
- Estoques:Representam os bens destinados á venda e que variam de acordo com a atividade da entidade.
- Exigível á Longo Prazo:Até 04.12.2008,classificavam-se como exigibilidade com vencimento após o encerramento do exercício subsequente.A partir desta data,tais exigibilidade são denominadas "Passivo Não Circulante".
- Funções da Contabilidade:Registrar,organizar,demonstrar,analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
- Imobilizado:Bens e direitos destinados ás atividades da empresa;terrenos,edificações,máquinas e equipamentos,veículos,móveis e utensílios,obras em andamento para usoa próprio.
- Lucros Acumulados:Resultado positivo acumulado da entidade.Enquanto não distribuídos ou capitalizados,consideram-se como reserva de lucros.
- Obrigações:São dívidas ou compromisso de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros,ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse.
- Passivo Circulante:Obrigações ou exigibilidade que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte.Ex: duplicadas,contas a pagar,títulos a pagar,etc.
- Passivo Exigível:São as obrigações financeiras para com terceiros.Contas do passivo exigível têm saldos credores.
- Patrimônio Líquido:Valor que os proprietários tèm aplicado.Contas do patrimônio líquido têm saldos credores,divide-se em:Capital social;Reservas de capital;Reservas de reavaliação,Resesvas de lucros;e Lucro/Prejuízos acumulados.
- Passivo não Circulante:obrigações da entidades,inclusive financiaamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante,quando se vencerem após o exercício seguinte.
- Realizável á Longo Prazo:Direitos realizáveis após o término do exercício subsequente;direitos derivados de vendas,adiantamentos ou empréstimos a sociedade coligadas ou controladas.
- Receitas:São entradas de elementos para o ativo da empresa,na forma de bens e direitos que sempre provocam um aumento da situação líquida.
- Regime de Competência:Quando,na apuração dos resultados do exercício,são considerados as receitas e despesas,independentemente de seus recebimentos ou pagamentos.È obrigatório nas entidades com fins lucrativos.
- Reservas de Capital:São contribuições recebidas por proprietários ou de terceiros,que nada têm a ver coma as receitas ou ganhos.
- Reservas de Lucros:São obtidas pela apropriação de lucros da companhia ou da empresa por vários motivos,por exigência legal,estatutária ou por outras razões.
- Resultado de Exercício Futuro:Compreende as receitas antecipademante que de acordo com o regime de compotência pertence a exercício futuro,deduzido das respectivas despesas e custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário