quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Contabilidade e Sistema de Informação

A Evolução da Contabilidade foi lenta, como foi a de todos os demais ramos do conheci mento humano.Por milênio a história da contabilidade é a da própria história da Conta. Foram surgindo à necessidade de aumento de conhecimento Contábil.
Desde sempre a Contabilidade gera muita informação, seus dados são trabalhados em Notas Fiscais e Relatórios Fiscais.


Desde muitos anos atrás a contabilidade já é presente em nosso meio. De forma elementar nasceu o conhecimento contábil e as provas mais antigas que se possui são superior a 10 e 20.000 anos atrás.
A Contabilidade é ciência que tem o objetivo de estudar o Patrimônio tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo.
É presença constante dentro da empresa para tomadas decisões e resolução de problemas em demais áreas.

O sistema de informação hoje trabalha no meio de todos os setores de uma organização, com a evolução da Tecnologia avança cada vez mais.
O Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever seja ele automatizado, ou seja, manual, máquinas ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
O sistema da informação vai ajudar a contabilidade na alteração das Notas Fiscais vigentes para as eletrônicas, que já estão em vigor. Grandes empresas já trabalham com as NF-e,como indústria de Ciagrros e Combustíveis


NF-e é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.
Isso vem agilizar o trabalho do contador e da área contábil, pois diminuindo o excesso de papeis, facilidade de arquivamento e pouco problema em perdas e dano de documentos.
O sistema de informação e a contabilidade unida formam uma ferramenta fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de uma organização, para o acompanhamento do crescimento e demanda de trabalho que hoje surge a cada instante.
A contabilidade da um grande suporte para os demais profissionais que precisam de informações que influência diretamente em suas decisões.

Hoje em minha visão a importãncia do SI e a Contabilidade é fundamental e peça chave,para o acompanhamento do avanço da Tecnologia e seu crescimento,as empresa tem mais é que investir para sua espansão.